[Depois de passar por 2 checagens de raio-x...]
Entrando na exposição, primeiramente tem uma antesala escura que passa um filminho sobre o faraó e tal. Parecia a Disney, que todo brinquedo tem uma antesala passando um videozinho antes de entrar.
São 12 salas ao total, umas contendo somente fotos ampliadas nas paredes, mas a maioria delas com um número razoável de coisas.
As primeiras salas meio que são introdutórias, falando do Antigo Engito em geral, e de artefatos de outros faraós/múmias/enfim.
Nada de ouro maciço até então, mas muita coisa folhada a ouro.
E mesmo assim os artefatos são fantásticos. Algumas coisas são ok, nada de mais.
O que achei muito louco é como eles levavam muito a sério esse esquema de vida após a morte. Meio que eles montavam toda a corte, como toda pomposidade dentro do mausoléu, e qto mais rico, mais cacalhada tinha dentro do mausoléu.
A parte dos artefatos encontrados dentro do mausoléu do Tutankhamun são incríveis. Principalmente os banquinhos, todos nacarados.
O mausoléu dele foi o único de um faraó encontrado intacto até hoje, por isso que ele é tão famoso. E ele nem foi tão importante assim, comparados a muitos outros faraós, então não dá par
Os únicos objetos de ouro maciço estão nas últimas salas, com alguns objetos que foram sepultados junto à múmia dele, como uma adaga, colares, uma coroa e uma urna [pequena, uns 30cm] onde ficaram as vísceras dele [essa da foto]. Fantásticos.
Muitos dos objetos mostrados e sepultados com o faraó foram de uso pessoal durante a vida dele. O que é menos mal. Imagina toda uma legião de artesãos fazendo todos aqueles objetos de fina arte para somente serem usados num post mortem? E imagina a pomposidade, não só dos rituais fúnebres, mas da vida desses caras? Uma viagem mesmo.
Mas o que mais gostei de ver no fim das contas nem foi na exposição, mas fora dela, que era uma pirâmide pintada pelo Romero Britto, em comemoração à exposição do Tut. Ficou exposta um tempo no Hyde Park e agora tá no O2 Arena.
Info sobre exposição do Tut aqui.
Info sobre a pirâmide do Romero Britto aqui.
No comments:
Post a Comment