Friday 16 November 2007

Guantanamera

Li no Le Monde [que pegou no Wired, que pegou no wikileaks.org...]

Vazou na internet um manual de mais de 200 páginas sobre os procedimentos usados pelos guardas na prisão da base militar americana da Baía de Guantánamo.

Pros que não sabem que raios:

Baía de Guantánamo fica em Cuba e, ironicamente, os EUA têm uma base naval lá [Guantanamo Bay Naval Base, ou GTMO], desde o séc XIX. Os cubanos dizem que ela é ilegal, mas obviamente não se atrevem a mexer no vespeiro.

Desde 2002, Bush têm mantido lá alguns prisioneiros sobre acusação de terrorismo. O que até aí, tudo bem. Mas ele deu o status a eles de "unlawful enemy combatants" tirando o status de prisioneiros de guerra e, consequentemente, o direito a um advogado, julgamento justo and all that jazz, conferidos pela Convenção de Genebra. Sem falar em nas torturas etc, já que eles não têm nenhuma lei protegendo eles disso.

Ou seja: as pessoas que estão lá presas meio que estão fora de qualquer regulamentação jurídica, por imposição americana. Uma aberração.

Na prática: pessoas são presas em qualquer parte do mundo, acordam em Guantánamo e nem o direito ao telefonema básico eles têm.

Os EUA têm sofrido forte pressão internacional para que essa prisão seja fechada. E o Bush até chegou a dizer ano passado que vai fechar. Continuamos esperando...

Okz, de volta ao manual.

É chamado de "Camp Delta Standard Operating Procedures," [Camp Delta é uma das prisões dentro da base naval] com data de 28 de março de 2003. Ele não é confidencial [unclassified], mas para uso interno somente [office use only].

Ele é assinado pelo Maj. Gen. Geoffrey Miller, o mesmo que, depois de ter visitado a prisão de Abu Ghraib no Iraque, é que foram tiradas aquelas fotos dos soldados americanos humilhando prisioneiros iraquianos, como essa.

O manual descreve todos os procedimentos usados na prisão detalhadamente, como dar mais papel higiênico aos prisioneiros como recompensa, como receber novos detidos, como manipular psicologicamente os prisioneiros, como lidar com greves de fome. De admissão de barbeiros a enterros.

Procedimentos de como usar cachorros para intimidação também constam:

"MWD (Military Working Dogs) will walk 'Main Street' in Camp Delta during shifts to demonstrate physical presence to detainees," [cães de uso militar passarão pelo corredor principal no Camp Delta durante turnos para demonstrar presença física aos detentos].

Cachorros são usados para explorar, como chamado por militares americanos, de "medo árabe de cães". Shocking, isn't it?

Não li e acredito que nem vou ler, mas o manual na íntegra em .pdf aqui.

Site da Anistia Internacional sobre o GTMO aqui.

Ou esse aqui, que e mais como um joguinho. O mundo inteiro é convidado a pegar uma jangada [flotilla] e ir até Guantánamo protestar para ser fechado.

Ou mais infos no wikipedia mais próximo de sua internet.

No comments:

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#