Tuesday 29 April 2008

polls

As eleições locais [prefeito, assembléia local e assembléia da cidade] serão quinta-feira próxima.

Como sou cidadão italiano, tenho direito a votar nas eleições locais - a do Parlamento britânico eu não posso, Parlamento europeu e também votar para Câmara dos Deputados e Senado italianos.

Não é fácil ser politizado.

Como me registrei para votar pelo correio, acabei de preencher as minhas cédulas para postá-las amanhã, já que elas têm que chegar até às 10pm do dia 1. de maio na prefeitura local da constituency de onde estou registrado.

Esse ano faz 10 anos que votei pela primeira vez. Foi na Dinamarca e somente para presidente. Lembro-me que votei no FHC e o voto ainda era de cédula.

Todas as eleições seguintes, incluindo um referendum, virei eleitor estrelinha, já que era mesário. Chegava sempre na hora de abrir a votação, de ressaca tremenda sem dormir, já que dia pré-eleição é lei seca e todo mundo fazia questão de infringir a lei. Ou pelo menos a minha turma.

No fim me divertia trabalhando nas eleições pq ficava bem no fervo e reencontrava várias pessoas que só via nas eleições mesmo. Trabalhava onde toda a fina-flor criciumense votava. Muito engraçado ver todo esse grande elenco desfilando como se estivessem à beira do Mediterranée em Mônaco.

Registrei-me para essas eleições sem saber nada sobre eleições daqui. Como não é compulsório, queria saber pelo menos como funcionava. Fui entender - até agora não tudo, ainda falta muito - no que estava votando domingo, qdo ganhei uma cartilha da minha irmã com todos os candidatos a prefeito e seus programas, e também explicando sobre o que são as assembléias.

Aqui - assim como deveria ser no Brasil - o partido é mais forte que o candidato, então conhecendo os partidos, não é necessário se preocupar com nomes nenhum.

Por sinal existem até uns partidos bem bizarros [para não chamar de nazistas] como o British National Party.

Votei tudo no Labour Party exatamente por eles terem uma política immigrant friendly comparado a alguns outros partidos.

Aprendi na facul de Direito [believe it or not] que as eleições são a melhor forma de poder mudar ou manter o que está acontecendo na sociedade, já que não tenho muito saco para guilhotinas. A política é uma coisa suja mas a democracia é ainda a melhor forma de governo até hoje inventada pelo homem.

Mais infos [também tem em português!] aqui.

2 comments:

Anonymous said...

eleicoes sao complicadas em qualquer lugar do mundo hein? uma coisa que recordo com um sorriso no rosto sao as baladas da lei seca! adorei o seu texto tulio! muitas lembrancas vieram a tona!

xxx

Dominik Von Rrasputnik said...

eu deixei de acreditar na democracia, e passei a acreditar no totalitarismo. é o regime do futuro, queiramos ou não queiramos!

p.s. voltei, o regime totalitário liberou os blogs.

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#