Saturday 24 January 2009

Adiós Guantánamo


Já no segundo dia de seu mandato, Obama assinou ordens executivas, banindo a tortura e todas os tribunais militares, e estipulando o fechamendo da prisão de Guantánamo [mais do mesmo aqui] dentro de um ano. Sexta-feira, proibiu as detenções secretas que a CIA fazia.

A CIA usa como evidência usar o modelo Casio F91W como relógio de pulso. Eles são baratos, duráveis, a prova d'água. Aquele digital preto que tem em qualquer camelô, visualizaram? Meio mundo, principalmente o pobre, usa. Mas como é bastante usado para detonar bombas também, 28 pessoas estão detidas em Gitmo por usarem esse relógio.

Um ex-detento do Gitmo recebeu esse bilhete quando foi liberado [fonte]:

"Uma Junta de Revisão Administrativa revisou a informação sobre você que foi falada na reunião de 2 de Dezembro de 2005 e o deciding official dos EUA fez uma decisão sobre o que vai acontecer com você. Você será enviado para o Afeganistão. Sua partida ocorrerá assim que possível."

Em vez de alegações, acusações; são "informações". Em vez de julgamento, veredito; "uma decisão sobre o que vai acontecer com você". Em vez de um juiz ou algo parecido, um "deciding official".

Imagina estar em sua casa e acordar preso pelos EUA, com um uniformezinho laranja por usar um relógio baratinho que todo mundo tem, ser torturado e quando vai embora, recebe uma bilhete desses?



Totalitarismo total. Direitos Humanos pela latrina.

Ainda não fez uma semana de mandato e Obama já fez coisa boas. Nada mirabolante [como o fulano lá no Brasil que quando começou, criou o Fome Zero. Parece que ainda existe esse programa por lá], super concreto, possível e pé no chão. No mesmo dia, a secretária de Estado, no seu dircurso para apresentar os special envoys para Oriente Médio e Afeganistão/Paquistão, além de outras coisas, disse que esse governo usaria seu poder mais sabiamente nas suas relações internacionais.

Soa-me inteligente e responsável. Gostei bastante.

Obama é filho de queniano [já viram a avó dele?], morou na Indonésia quando jovem, então tem uma noção do que seja um país pobre e é um pouco mais internacional que o predecessor texano.

Claro que não é tão mar de rosas assim. A Anistia Internacional lançou um checklist de ações para Obama fazer nos seus primeiros 100 dias. São 17 "desafios" lançados, incluindo uma decisão clara sobre o que será feito com os 250 detentos que estão em Gitmo ainda - alguns sofrem perseguição em seus países; e também para que abra uma sindicância independente nos EUA para as detenções feitas em nome da war on terror. A pressão precisa continuar.

4 comments:

Dominik Von Rrasputnik said...

o segundo nome dele é HUSSEIN. HUSSEIN! que mundo é esse? será que ninguém prestou atenção nisso?

Tulio said...

parece que é melhor do que INÁCIO.

Dominik Von Rrasputnik said...

é tipo eleger um cara chamado bertrand hitler costanza.

Tulio said...

ainda acho melhor do que inácio.

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#