Sunday 11 November 2007

British Museum


Depois de quase 10 meses morando aqui, criei vergonha e fui ao maior e mais famoso museu de Londres: o Brititsh Museum. Mesmo convalescido por causa da gripe.

Entrando no museu, me dou logo de cara com o Great Court, um espaço maginífico criado em 2000 no meio do museu, com uma cúpula gigantesca circundando o Reading Room [pensei que a exposição dos soldados de terracota da China estava ali dentro e no fim não me dei ao trabalho de subir as escadas para ver qual era. shit]



Olho no mapa que fica bem na frente do Reading Room [mapas do museu a £2, my ass] e vou direto para a sessão egípcia.


Entrando na sessão egípcia, me dou logo de cara com a Pedra da Roseta. Nem imaginava que ela tava no British Museum. São tantas as emoções. Toda a sessão egípcia fantástica. Com direito a colunas, estátuas [ou o que sobraram delas], tumbas em granitos com hieróglifos por tudo. Maioria da sessão em mármore e granito. Perfeito. Esse do lado, by the way, Mr. Imhotep com chapéu de faraó do Alto e Baixo Egito [meio tremida a foto pq a bateria da máquina tava acabando e bati sem flash].

A parte que mais gostei foi a sessão do alto-relevos assírios, em especial a sala com a Royal Lion Hunt. Direto da Babilônia mesmo. Demais! Os detalhes e as expressões, até dos leões morrendo, fantástico!







Minha máquina já tinha acabado a pilha nessa hora [um dia vou ter que voltar lá só pra tirar foto dessa sala].




Depois fui para sessão grega, onde existe um templo trazido pedra por pedra, e estátuas roubadas do Parthenon. Nessa hora que me dou conta o quanto o império britânico saqueou o mundo para poder exibir tudo isso. [Mesma coisa com a França e Alemanha.]



Depois subi para ver a sessão da Europa, até que algumas coisas interessantes, mas depois começou a bater tontura e também comecei a ficar enjoado de coisa velha. O jeito era correr pro café da esquina beber um chocolate quente. Fico devendo o Reading Room e fotos do Royal Lion Hunt.




Mais infos. Ou aqui.

1 comment:

Anonymous said...

Fascinante!
Simplesmente fascinantes!!!!

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#