Sunday 18 November 2007

tem que ter

Estava falando do meu blog com a Lilica e tentei, como tento com todos os meus amigos, de aliciar ela a ter um feed reader. E ela me larga "ai Túlio, lá vem tu com os os teus 'tem que ter'"

Há coisas que tem que ter mesmo, fazer o quê?

Mas nunca consigo explicar direito o que é pelo MSN então decidi fazer um post/tutorial/"crash course" [by Andressa].

RSS [Really Simple Syndication], também chamado de "feed", é um formato de internet usado por sites com updates constantes, como blogs e sites de notícias para poder serem acompanhados de uma maneira mais simples do que ficar entrando de site em site, esperando layouts megalomaníacos, ou, no caso de site de notícias, as milhares de propagandas em formato animado, a serem carregados.

O RSS é lido por um feed reader. O usuário clica no quadradinho laranja com ondas brancas ao lado [aqui na esquerda] direito dos endereços de internet que disponibilizam isso e adiciona no reader. O reader checa os novos artigos regularmente, baixando qualquer atualização que tiver.

Fiz uns print screen do meu computador para eu elucidar essa questão com "slides".

Eu uso o Google Reader, primeiro pq é do Google e não precisa ser dito mais nada, e segundo que não precisa ser feito nenhum cadastro para quem já tem google account [tipo gmail, orkut, blogger]. E como só sei usá-lo e também recomendo, vai ser como ele mesmo.

Muito simples. Primeiro, clica-se no feed, que é o quadradinho laranja mostrado acima que fica do lado do endereço [pros que não entenderam ainda, está indicado visualmente pelos círculos vermelhos. 2 ainda]



Depois de clicar ali, aparece a página do reader. Só clicar no "Add to Google Reader" [continue focando no círculo vermelho. Agora só um]


Assim, ele é adicionado no feed reader. Ele carrega só o que interessa mesmo, ou seja, o texto. A maioria dos blogs mostram os textos no reader na íntegra, alguns só o título. A maioria dos sites de nóticia aparecem o título mais o primeiro parágrafo ou um teaser da notícia. Qdo a notícia é de interesse, só clicar no título que tu podes ler a matéria inteira. No círculo vermelho, meu blog no meu feed reader.

Na coluna esquerda é a lista dos meus feeds adicionados. Tenho desde meus blogs favoritos [ou não tão entusiasmantes mas legais ou interessantes de serem acompanhados] até sites de notícias, passando por fotologs e websites de bandas/artistas do mundo da música.

Então, p. ex. nunca mais esqueço de ver o blog tal, pq acompanho meu reader diariamente [virou um vício, a todo momento qdo tô online] então estou sempre lendo. Nunca mais vou entrar num blog e ter 30 posts a ler pq faz um tempinho que não entrava.

Ou seja, todo site legal tem feed.

Os que não têm, estão fadados ao ostracismo, só digo isso.

Ou usem um blog correndo [tipo esse e o wordpress. Acho inacreditável que alguns blogs não têm feeds!] ou alguma luz no fim do túnel: Feed Burner. Não sei muito como se faz, mas lá deve ter algumas respostas.

E os que não têm um reader ainda, estão perdendo uma ferramenta muito prática [e viciante - bem coisa de nerd como eu e o Samuel, que foi o único que consegui aliciar até agora] da internet.

4 comments:

Somebody you know said...

Wow
Que orgulhinho do Tulio que seguiu o meu conselho....e bem seguido :)
Parabens pelo trabalho didatico desenvolvido com tamanho talento!
Heart
A.R

Dominik Von Rrasputnik said...

Obrigado pela explicação. Eu, como sempre, vou relutar e demorar mais um pouquinho pra fazer, principalmente porque não estou vivendo um momento muito dentro do universo virtual. Mas achei bem interessante esse negócio aí.
Enfim, eu acho que a minha coluna não tem feeder, realmente, porque o site é, de certa forma, comercial - o que faz com que tenhas que ir la e ver a capa e as coisinhas que pulam. Ou eles que são devagar mesmo.
Tá, cansei de me explicar. Um dia, UM DIA!!
xxx e se cuida

Marcos Menezes said...

Vamos para o proximo post. Agora da pra comentar no A Cobaia tambem. Desisti de fazer dinheiro e tirei o Google. Nao vou ficar xoramingando migalhas desses putos. Sou um escritor sem fins lucrativos. Faco por amor a arte.

Fernanda Dario said...

Ai tulio... otimo isso... nunca entendia direito isso de feed.. agora fez todo um sentido... ahhhh nem sabia do teu blog... mais uma coisa pra eu ler todo dia... affff...

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#