Wednesday 21 November 2007

Tutankhamun Exhibition

Segunda-feira chata e chuvosa, e lá estava eu, no O2 Arena, com meu ticket na mão, super empolgado para ver a exposição. E fui.

[Depois de passar por 2 checagens de raio-x...]

Entrando na exposição, primeiramente tem uma antesala escura que passa um filminho sobre o faraó e tal. Parecia a Disney, que todo brinquedo tem uma antesala passando um videozinho antes de entrar.

São 12 salas ao total, umas contendo somente fotos ampliadas nas paredes, mas a maioria delas com um número razoável de coisas.

As primeiras salas meio que são introdutórias, falando do Antigo Engito em geral, e de artefatos de outros faraós/múmias/enfim.

Nada de ouro maciço até então, mas muita coisa folhada a ouro.

E mesmo assim os artefatos são fantásticos. Algumas coisas são ok, nada de mais.

O que achei muito louco é como eles levavam muito a sério esse esquema de vida após a morte. Meio que eles montavam toda a corte, como toda pomposidade dentro do mausoléu, e qto mais rico, mais cacalhada tinha dentro do mausoléu.

A parte dos artefatos encontrados dentro do mausoléu do Tutankhamun são incríveis. Principalmente os banquinhos, todos nacarados.

O mausoléu dele foi o único de um faraó encontrado intacto até hoje, por isso que ele é tão famoso. E ele nem foi tão importante assim, comparados a muitos outros faraós, então não dá para ter idéia de como os outros mausoléus seriam.

Os únicos objetos de ouro maciço estão nas últimas salas, com alguns objetos que foram sepultados junto à múmia dele, como uma adaga, colares, uma coroa e uma urna [pequena, uns 30cm] onde ficaram as vísceras dele [essa da foto]. Fantásticos.

Muitos dos objetos mostrados e sepultados com o faraó foram de uso pessoal durante a vida dele. O que é menos mal. Imagina toda uma legião de artesãos fazendo todos aqueles objetos de fina arte para somente serem usados num post mortem? E imagina a pomposidade, não só dos rituais fúnebres, mas da vida desses caras? Uma viagem mesmo.

Mas o que mais gostei de ver no fim das contas nem foi na exposição, mas fora dela, que era uma pirâmide pintada pelo Romero Britto, em comemoração à exposição do Tut. Ficou exposta um tempo no Hyde Park e agora tá no O2 Arena.


Info sobre exposição do Tut aqui.

Info sobre a pirâmide do Romero Britto aqui.

No comments:

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#