Friday 16 January 2009

Der Baader Meinhof Komplex


Desde que saiu o filme, quando botaram o cartaz bem grande no quadro de aviso da minha escola de alemão, estou querendo vê-lo. Mesmo sem saber muito do que se tratava.

Como o filme é em alemão e ainda meu alemão não me permite ver um filme [estou começando a deixar de ler livros infantis para ler livros infanto-juvenis], tentei umas 300 vezes encontrar na internet a versão com a legenda, ou só a legenda ou qualquer coisa parecida que eu possa entender o filme. E nada.

No fim me deparei com o livro e fui obrigado a lê-lo. Acabei de ler hoje.

O que me impressiona é tentar entender como essas pessoas encontram essa motivação de largar o mundo inteiro - família, filhos, comodidade etc - para poder entrar numa luta surreal contra uma coisa super virtual e complexa, que ninguém entende muito como funciona toda a coisa junta, o modus operandi do status quo. Em latim mesmo. Era a luta de 6 contra 6 milhões.

O pai de Gudrun Ensslin - pastor luterano , uma vez entrevistado quando a filha estava começando a fazer barulho, disse que via na filha uma forma de auto-realização eufórica, uma auto-realização sagrada, comparada a êxtase divinos de santos. Sentir-se responsável a ter que mudar o mundo.

Comentei com meu pai sobre o livro e comentei de achar incrível a motivação desse povo que saíram de suas bolhas de conforto para cair no mundo underground e tentar deixar um país em estado de caos. Ele disse que naquela época essa motivação era bem mais comum e que hoje em dia não tem mais isso.

Acho compreensível quando o contexto é, por exemplo, o Brasil sob a ditadura militar e paupérrimo como sempre. Mas da Alemanha, que nasceram com tudo já na mão?

Motivações a parte, o livro é fantástico. Conta a história real com riqueza de detalhes. Em vez de parecer um relato-documento massante, o livro ficou com cara de ficção policial, daquelas bem boas que não dá para parar de ler.

Falta ver o filme. Já saiu de cartaz aqui. Acho que só comprando o DVD agora. Se acharem versão em inglês do filme na internet, me avisem.

1 comment:

Tulio said...

Vi o filme hoje. Preciso dizer que o livro é melhor?

About Me

My photo
London, United Kingdom

Blog Archive


#